terça-feira, 26 de outubro de 2010

Não parece ridículo...

...nos pegarmos cometendo os mesmos erros? Não faz sentido, se pensarmos bem, fazer a mesma coisa que deu errado no passado, da mesma forma, esperando um resultado diferente. Mas por que razão nós continuamos a repetir as mesmas coisas que sabemos não serem certas ou eficazes?
Provavelmente, para podermos começar a conversa, não gostamos de admitir que não somos perfeitos. Essa é uma lei antiqüíssima da humanidade que diz que:
"Artigo 1: Todo mundo é perfeito, com a sua exceção. Portanto, é seu dever parecer o mais perfeito possível, pois se:
Páragrafo 1º: Alguém perceber que você não é perfeito, você está automaticamente desgraçando o nome da raça humana.
Parágrafo 2º: Você cometer um erro na frente de uma pessoa, você passará imediatamente a ser tratado como um verme, pois sua atitude foi imperdoável.
Parágrafo 3º: Você não conseguir de forma alguma ser perfeito, será considerado eternamente um panaca."
Sinto dizer. Essa lei só tem efeito na sua cabeça, por mais que tenham lhe dito coisas assim.
Pois bem - não precisamos ser perfeitos. Sendo assim, podemos errar, já que todas as pessoas do mundo cometem erros. Mas, se queremos melhorar, aqueles erros que continuamos cometendo parecem nos perseguir enquanto caminhamos no mesmo lugar. E é assim mesmo. Se estamos errando nas mesmas coisas, é sinal de que, naqueles aspectos, estamos parados no mesmo lugar. Naquele quesito não estamos crescendo.
Mas, e se já nos propusemos a mudar, e tentamos mudar nossa atitude, por que os mesmos resultados?
Será que não tem nada a ver com o medo da mudança (e de descobrir que não somos essa imagem que criamos de nós mesmos) do qual eu já escrevi anteriormente?
Será que realmente nos propusemos a mudar? Ou apenas dissemos isso para deixar nossa consciência mais tranqüila?
Mas, se não é uma coisa, nem outra, pode ficar sossegado. Se você não está com medo de mudar, e não tem dúvidas de que o quer fazer, é só continuar tentando. Se as coisas estão dando errado, "isso simplesmente significa que há algo que você não sabe". E, se é assim, uma hora ou outra, pois se está determinado, a solução aparecerá. E já não importa quantas vezes você errou e caiu, mas que o saldo final é positivo, pois você superou o obstáculo.
"七転び八起き" <"Caia sete vezes, levante-se oito"> (Bodhidharma)

2 comentários:

  1. Muito interessante Hogos, precisamos nos mover para qualquer tipo de mudança! Mudar é preciso para o crescimento

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. Nem toda mudança é um crescimento, mas com certeza todo crescimento é uma mudança, para melhor. Quem ainda está preso a uma imagem de si mesmo não pode crescer. (:

    ResponderExcluir