quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Em coisas que estão sempre à nossa frente...

...pode residir uma resposta que sempre buscamos. Não faz muito tempo, encontrei em um blog uma lista de 10 ditados populares do Japão, e achei-os muito interessantes. Estarei comentando alguns deles, talvez todos, nos próximos posts, e começo com o primeiro, e um dos mais importantes e significativos. Segue:

1)と 灯台 もと くらし。 Toudai moto kurashi。
Tradução= Viva perto do farol
Significado= Viva próximo de pessoas sábias, para poder enxergar melhor as coisas da vida.

Pode parecer bobeira, mas eu gostaria de falar, antes disso, sobre o enorme preconceito que existe hoje sobre a palavra "mestre". Vem aquela, sempre: "Você vai deixar alguém mandar na sua vida?", ou "Onde está a sua independência?" ou "Ele vai te enganar mais cedo ou mais tarde" ou qualquer coisa que coloque em dúvida a figura do mestre.
Isso, obviamente, é proposital. Se as pessoas seguissem mestres, aprenderiam a fazer as coisas, se desenvolveriam, e logo logo estariam fora do esquema de manipulação que existe. Dessa forma, degradando a figura do mestre se inibe e muito a formação de indivíduos realmente independentes. Ter um mestre é estar muito mais próximo da liberdade do que aquele que segue "independente".
Claro que existem mestres e charlatões. Deve-se saber diferenciar entre eles, e é bem simples: o mestre nunca quer nada em troca seu, a não ser o seu próprio crescimento. Se você crescer, um mestre irá ficar feliz. Isso é tudo e basta para ele. Se ele não for um mestre, mas sim um charlatão, não vai te ensinar nada que preste, e ainda vai exigir algo palpável em troca, mesmo que esse "palpável" seja a sua energia.
Portanto, algo que se deveria fazer se não se tem um mestre (e por favor, tem que ser ao vivo... ninguém pode ser um mestre pelo telefone ou pelo MSN ou pelo e-mail) é buscar um. Se precisar de dicas, podem entrar em contato comigo que eu possivelmente poderei indicar um ou dar mais dicas de como achar. Varia de pessoa para pessoa, claro. "Para tal mestre, tal discípulo", e vice-e-versa.
Então, nesse ditado, ainda mais que "viver próximo de pessoas sábias", é fundamental "viver junto ao mestre". Dessa forma, não é só luz que ele vai irradiar, mas a direção certa que você deve caminhar naquele momento. Afinal, é para isso que serve o farol. Sim, para iluminar, mas em primeiro lugar para dar a direção e mostrar os segredos do caminho. E isso é o que faz o mestre.
E então, você já achou o seu, ou vai ficar parado aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário